(...)

(...)

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Lua Minguante

Abri aquele vinho chileno que você me deu. Acabando a garrafa, extingue-se mais um pouco do que resta de seu em mim.

A noite expulsei teu fantasma da minha alma. Vá dormir no sofá, se quiser. Ou, não durma. Vá brincar, vá chorar. Vá ver a lua.

A lua é aquela metade, brilhante, minguante, minguando. E lembrei que a metade que falta, brilha em outro hemisfério – que não o meu. E eu não vou buscar. Não vou brigar com os astros, com os anjos, com os orixás. Deixa assim, minguando.

São só mais oito dias pra chegar a Lua Nova, em pleno sábado de carnaval. Antes da quarta-feira de cinzas, terei incinerado teu nome. Todas as analogias, todos os símbolos espalhados em meu caminho. Tudo que ainda é seu, em mim.

Que Iansã me ajude. Que Oxum desista de me mostrar você. Deixem-me fechar os olhos em paz.
_______________________________________________________
... Já estive apaixonada pela interpretação da Elis Regina, depois da Mônica Salmaso (e eu mesma já tentei interpretar). Mas agora, só consigo ouvir (e ver) com a Fabiana Cozza...

Canto de Ossanha
Composição: Vinicius de Moraes / Baden Powell

O homem que diz "dou”
Não dá!
Porque quem dá mesmo
Não diz!
O homem que diz "vou"
Não vai!
Porque quando foi
Já não quis!
O homem que diz "sou"
Não é!
Porque quem é mesmo "é"
Não sou!
O homem que diz "tô"
Não tá
Porque ninguém tá
Quando quer
Coitado do homem que cai
No canto de Ossanha
Traidor!
Coitado do homem que vai
Atrás de mandinga de amor...

Vai! Vai! Vai! Vai!
Não Vou!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Não Vou!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Não Vou!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Não Vou!...

Que eu não sou ninguém de ir
Em conversa de esquecer
A tristeza de um amor
Que passou
Não!
Eu só vou se for pra ver
Uma estrela aparecer
Na manhã de um novo amor...

Amigo sinhô
Saravá
Xangô me mandou lhe dizer
Se é canto de Ossanha
Não vá!
Que muito vai se arrepender
Pergunte pro seu Orixá
O amor só é bom se doer
Pergunte pro seu Orixá
O amor só é bom se doer...

Vai! Vai! Vai! Vai!
Amar!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Sofrer!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Chorar!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Dizer!...
Que eu não sou ninguém de ir
Em conversa de esquecer
A tristeza de um amor
Que passou
Não!
Eu só vou se for pra ver
Uma estrela aparecer
Na manhã de um novo amor.
______________________________________________________
PS dos Orixás: Iansã, minha mãe. Deusa das tempestades, dos ventos e dos Eguns (espíritos). Oxum, minha madrinha. Deusa das águas doces, das lágrimas, do amor. E Ossanha (Osanyin), orixá que é 6 meses homem e 6 meses mulher. Senhor/senhora das folhas e dos segredos...

PS 2: Cada um com a sua, ou com nenhuma, fé. Quem me conhece sabe do meu ceticismo e da sua oscilação também. Minha simpatia pela umbanda é quase cultural. É coisa de neguinha cafuza, que sente a batucada no coração, como eu. É como aquele ditado espanhol: “Não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem”. E esse carnaval, de lua nova em mim, promete.

PS do Lê: Ei, meu poeta. Não entendi o espanto. Não foi o primeiro PS só seu. Foi o terceiro ou quarto... rsrsrs. Sem contar que tem até texto, só seu. Eu sim, lisonjeada. Porque você que já fez tantos comentários, pela primeira vez derramou suas palavras assim... em público. Volte sempre. Venha tergiversar e me inspirar... Beijo!

3 comentários:

Cåm¡£¡ñhå disse...

È por isso que dizem!
Quanto mais se reza, mais sombrações aparecem rs...
As vezes um passado, parece tanto presente que esquecemos que aquilo não faz mais parte de nòs, mais sempre hà algo para recordar, seja uma bebida, num nome, do nada..vc olha, e se lembra, como da primeira vez...mas..os fantasmas não existem!!! São frutos da nossa imaginação... da mesma forma que veem, eles vão embora rapidinho...

Que chegue a Lua Nova logooo...! E seja tão grandiosa como promete ser este novo ano...

Viva os amores de carnaval rsrsrsrs... afinal, è pura alegria rs..fortes emoções, aguardem cenas do pròximo capitulo!!!!

E a mùsica Ale, sem palavras!
LINDA! LINDA! LINDA! Mil vezes... vou cobrar hein, quero escutà-la...!!!

Beijão

Marília Gabriela disse...

EStava eu aqui... esperando, sedenta de poesia.
... lindo Lê!!

Ando numa Seca danada..rs.. Meu texto anda árido.
Exaurido!!!

MAs vou ventando por ai... rsr.. VOu lendo e procurando companhia no que leio.

Beijos FAda

TOTYNIX disse...

Depois do que vivemos Alê, acredito na vida. Acredito mais em Deus e em sua perfeição misteriosa. Não doi. Acredite. Viveria tudo de novo só para me sentir como hoje. Livre. Feliz. Verdadeiramente amada. Já vivi amores feios por demais. Chegou a minha vez de viver uma história bonita. Nossa vez. Abriremos um vinho para comemorar, qualquer dia desses. Em breve, espero. Pq a vida, minha amiga, é perfeita. TIM-TIM! Um beijo enorme e todo meu amor de sempre! AMO VC!