(...)

(...)

domingo, 5 de julho de 2009

Falta

Ele não conseguiu largar o cigarro. Nem conseguiu perceber que, como já dizia o poeta, “todas as coisas são pequenas”. Também não percebeu que era maior e mais forte que todas aquelas ausências e angústias que lhe doíam no peito, nos músculos, nas mãos.

E nós, não conseguimos perceber que aquela raiva que ele usava pra preparar a massa, era raiva da própria vida. Por tudo o que lhe faltava. Por tudo o que não havia mais. E o pouco que lhe chegava era um susto. Era um medo danado de novamente ter, porque era quase certo perder.

Logo ele, que surpreendia o nosso paladar, que dominava a alquimia dos pratos e nos oferecia um banquete. Um banquete com os seus sabores. Mas das pessoas, não sabia a medida. E quase sempre exagerava. Quando não, desistia antes mesmo de tentar. E perdia o ponto. Um resto de amor amargava no céu da boca.

Até que o perdemos. Porque se ainda restava alguma coragem, foi a que usou pra apertar o gatilho. Salgou demais. Perdeu o ponto de si mesmo. Deixou pra nós o sangue derramado, a marca da bala na parede e uma sensação incrível de que poderíamos ter feito mais.

E foi uma sucessão de cenas trágicas testando os corações mais fortes que eu conheço. Da notícia ao sepultamento, era um vendaval funesto derrubando os muros da nossa fortaleza. Era a pior das desgraças testando a nossa fé. Todas as dores do mundo batendo ali. Ninguém ficou de pé.

Nem sei quantas vezes ouvi a frase: Mano, não dá pra acreditar.

É. Não dá mesmo. Nem vou tentar. E quando acordar quero Sol. Quando acordar, vou sorrir.
______________________________________________________
Sonho Meu
Xis - Composição: Mayra

Tento acreditar que foi um sonho.
Nossa... Pra explicar ou entender vai ser foda.
Um rolo compressor, como se fosse,
o mais fudido, devastador, impacto fulminante.
Não me restou uma saída ou outra chance, não.
Por um instante pensei que era aquilo e só.
Tristeza de dar dó, desilusão com tudo,
caiu meu mundo eu me senti só o pó.
A gente acredita vai e se dedica mata morre por alguém,
por algo que se tem.
Porém, no escuro pelas costas vem um tiro,
fecham-se as cortinas e você não é mais ninguém.
Última cena, último ato, a dor...
Porcos festejam sobre o corpo de um defensor.
Que dedicou... Enfim... O máximo de si,
que então tentou então tentou e se fudeu no fim
Não sou ator isso aqui não é novela
Real realidade eu faço parte dela
Num tô entre um comercial e outro e tal
Passando a rola e pah na pilantra da atriz principal
Eu tou falando de traição de pilantragem
Minha poética versão minha verdade
Mais apurada sincera que Deus me deu
Até parece que foi sonho meu

Sonho meu... Até parece que foi sonho meu
Sonho meu... Como faz falta um abraço seu
Não vejo a hora de isso tudo acabar
Me dá uma chance eu quero acreditar
Que nada dessa porra aconteceu

Seis da manhã
A insônia me pegou me fudeu trouxe a lembrança
Nada de chá nada de café
Eu quero é um gole de amor de esperança
Paz de criança dormindo, ligou?
A tática perfeita o respeito o amor...
O coro Oh! oh! A gíria! morô?
A última ponta de luz puxou?
Talvez um dia lá você esteja louco lá
Com o dedo no gatilho suando frio pronto pra atirar
Firmeza seu mano e você firmeza
O plano definido a fita derradeira
Não falo de contrato eu falo de amizade
O fato é o que eu falo e o que eu faço e com cumplicidade
Na malandragem do bem quem liga, ligou
Sou quem rima o terror, tô na paz do senhor
Ei meu mano num atirou, pipocou
Faltou disposição na ladeira, me abandonou
Aonde estou? que treta? que fita?
Está é minha vida hehe... cê acredita?
Em um instante tudo se perdeu
Quem é você? me responde.. quem sou eu?
O fim da linha por um erro que se cometeu
Até parece que foi sonho meu...

Sonho meu... Até parece que foi sonho meu
Sonho meu... Como faz falta um abraço seu
Não vejo a hora de isso tudo acabar
Me dá uma chance eu quero acreditar
Que nada dessa porra aconteceu

Fui humilhado, tratado como um nada, um bosta!
Inocente ou culpado.. agora não importa. bosta!
Perdi a vida, fecharam-se as portas. bosta!
Não tive média me expulsaram da escola, bosta!
Minha ferida não cicatriza, é foda!
Tudo o que passei o que sofri.. quem se incomoda?
Como é foda saber que a causa é uma bosta
E a conseqüência na sua cara engatilhada é foda
Passa o dia passa a hora passa o tempo... passa a bola
É foda, minha memória infectada descontrola
Abala o corpo e sobra a alma pra vitória, bosta!
Um pobre dialeto que me sobra, vi violência pura
me tortura, como é foda! sonho um dia ser feliz
Sair da bosta um salve pras cadeia do país
Paz e Glória...

Sonho meu...
Até parece que foi...
Sonho meu
__________________________________________________________
PS1: De tudo, houve uma coisa incrível: ficou claro que somos uma família enorme, de um amor e uma força que comovem. Amizade é uma palavra que não define essa ligação. É um parentesco que construímos no dia-a-dia. Nas ruas da Vila Inglesa, nos abraços, nos vãos, nas curvas - mesmo quando as curvas terminam na porta do cemitério. Amo vocês.

PS2: Agradecimento especial à gangue da força: Gih, Lelê, Tati e Camilinha. O que vivemos esses dias não vai passar. Mas se estivermos juntas, mesmo que o Sol não venha a gente vai buscar.

PS3: Também preciso agradecer a gangue da Paulicéia. Parceria total. Obrigada por acolherem nossas lágrimas, pelo carinho, pelos cuidados, pelo braço e abraço forte, pelo colo e pela cachaça que lavou nossas almas... rsrsrs. É nóis!

9 comentários:

Alê disse...

Lelê...queria poder esquecer tudo isso...ontem fiquei com tanta raiva que pensei que seria melhor não ter conhecido ele...pq ai não teria passado por isso...não teria lembranças e não lembraria daquele sorriso...não lembraria do coração de pedra, que era fraco e nem ele admitia...ele era um tudo,mas se achava um nada...ele não tinha o direito de fazer isso com a gente...mas fez...como vc disse q única coragem que restou ele usou para apertar o gatilho...desgraçado...desculpe mas não tive a coragem de ir me despedir de perto, olhar para ele ali...preferi guardar o sorriso como lembrança...ele vai fazer muita falta...para todos...mas temos que continuar, temos que dar força uns aos outros...esquecer não dá...não queremos...vamos ter que aprender a viver com essa ausencia...

Camila - Gangue da Força disse...

Pra explicar ou entender vai ser foda² (essa frase eu nunca mais vou esquecer, não importando quanto tempo passe). E, que agente nunca mais tenha que passar por isso, e que Deus continue orando por nós, e as poucos nos ajude a superar essa perda, porque nada consola, nada apaga, simplismente nada. Eu só tenho a agradecer vocês por estarem por perto, por terem secado as minhas lágrimas, pela cachaça, pelas risadas tentando por um instante acreditar que isso não aconteceu, que estavamos todos reunidos porque iriamos viajar, sair, zanzar coisas do tipo, e o melhor de tudo é saber que Família e Amigos, fazem parte do nosso dia a dia, porque quando um precisou, o outro estava la, seja pela ligação na madrugada, ou aquela simplismente 'como você esta?'. È Léo, você foi um desgraçado que conseguiu reunir todos que te amavam rapidamente, de fazer todos chorarem na mesma sintonia. Será que você precisava realmente ter feito isso, pra perceber que agente te amava caraio! Mesmo com esse jeito marrento, bravo, as vezes só falava 'groselha', mais era esse jeito que agente gostava, que eu gostava! Que tantas noites naquela pizzaria eu passava, conversando, rindo, comendo a pizza que vc fazia tão bem, e qndo não falava 'Cá, disculpa mano, num to bem' lembra? E eu pergunto, quem vai jogar Golf Trup comigo agora hein? Me ensina os caminhos, e quando eu fizer errado, vai brigar comigo, e fala DEIXA QUE EU FAÇO VAI..é..essas noites eu não vou esquecer..! As tardes na rua, simplismente sentados, o narguile rolando, a cachaça e vc reclamando 'Mano para de beber e fuma isso ai, faz mal', eu tenho todo esse filme hoje passando várias e várias vezes na minha memória... e com tudo isso, eu pergunto. PQ? Essa resposta infelizmente nós nunca vamos ter..você deixou um enigma, um ponto de interrogação na cabeça de todos. Caramba mew!! Você me fez limpar teu sangue, logo eu..que nunca me vi nessa situação. Aquele quarto, a marca da bala..e as lágrimas escorrendo. E eu te odeio! Te odeio por ter me deixado mal, por não conseguir dormir, por você ter deixado meus amigos, e a minha família triste. Aqui embaixo ja fizemos um pacto. Quem o destino escolher pra ir primeiro no seu encontro, ja vai chegar te arrebentando ai, então presta atenção! Ou vc acha que é facil? Nunca, mais NUNCA foi, e NUNCA será. Queria acreditar que hoje, logo mais eu estaria na Don Gracioli, fazendo meu pedido, e vc dizendo, 'Ai Cah vou passar na frente, só pq eh pra vc' (lágrimas). Agora eu sei o que é perder alguém, sei como é a dor, a tristeza que parece que NUNCA vai acabar, e os dias não tem fim..você fez a minha semana ser a maior de todas.. e a mais triste também. Sinto saudades. E como sinto Leonardo.

Anônimo disse...

Ei, garota!!! Desculpe o meu egoísmo!!! Não tinha sentido direito até entrar aqui (afinal, é diferente quando a gente não participa e não conhece). Foi exatamente o que vc falou agora a tarde, a gente sente tudo novamente... Esse desabafo (Camila) realmente me fez sentir novamente o que já estava "só" como lembrança...

Força! Fé! Coragem! Amizade!

Ps.: Não conheço todos, mas rezo e torço p/ que continuem firmes, talvez ainda haja tempo de mudar ou salvar alguém!!!

Fiquem firmes!!!

Rosi (tb Vila Inglesa)
bjo.

Anônimo disse...

Como saber?
Como saber de que forma iremos nascer, sobreviver a selva do dia a dia que nos agride e de que forma iremos morrer?
Como saber, se nossos atos interessam excluivamente a nós mesmos, sem que nos preocupemos com o que as pessoas irão pensar, reagir?
Seria este, um ato de extrema covardia ou de busca de salvação para algo tão particular, que não conseguimos explicar?
Como saber?
Fato é, que ficamos sempre muito tristes, consternados com situações que ainda não conseguimos lidar, sem saber direito o que pensar, nem tão pouco achar explicações para atitudes que não conseguimos entender.
Entretanto, como saber?
Afinal, somos meros participantes de uma trágica vida urbana, que nos leva a cometer tremendos atos de bravura, alegrias, tristezas,
desiluções, decepções.
Entretanto, como vc disse em seu PS1, ficou claro que existe uma família enorme, de um amor e uma força que comovem.
Como vc disse, quando acordar quer Sol, quando acordar, quer sorrir.
A saudade fica, lembranças, raivas, alegrias , mas a força e alegria de continuarmos enfrentando a vida, será sempre eterna.

Beijos no coração de toda esta família que hoje encontra-se tão triste, mas que com certeza irá encontrar alegrias para poder continuar sobrevivendo.

Beijo
Jorge (Cunha) Augusto

Déia (Irmã da Alê) disse...

Realmente difícil de acreditar que nunca mais escutarei o "véio...", que nunca mais levarei os sermões pelas noites de bebedeiras, que nunca mais verei o nome dele aparecer on no msn e logo em seguida o "oi déia", que nunca mais verei aquele sorriso lindo... Léooo... kd vc q prometeu q me ensinaria a andar de moto?? q prometeu ir comigo na Liberdade?? Vai fazer falta... mta falta...

Unknown disse...

Desculpe, Alê, mas sem comentários...
Pra essa dor... sem comentários...
Força, e que Deus e o tempo suavizem esta dor...

Beijos,

Cåm¡£¡ñhå disse...

É um ano sem vc.
É uma falta, que nem o tempo apaga...


A saudade das pessoas provocam as lágrimas.

huaofojsojdfo disse...

Ele nunca deixou enigmas. Ele sempre foi muito claro. Sempre foi honesto.
A cena até hoje está queimada nas minhas retinas, o gosto amargo da saliva ainda apodrece minha lingua, as lagrimas ácidas ainda queimam meus olhos, lagrimas que nunca derrubei, pq ele nunca aceitaria isso.

Ele nunca quis o próprio fim, nao foi a intenção dele. O que aconteceu foi uma brincadeira de criança com um trágico resultado. Foi a ultima grande piada que ele me contou, e nao percebe que até agora eu estou rindo, aliás, todos estamos rindo dessa piada. Uma piada permanente. Sem risos no final, sem aplausos, sem cortinas se fechando.
Foi o fim de uma vida que a própria circunstância resolveu criar. Ele nao merecia um fim desse tipo. Ele nao precisava. Aliás, ele nao precisava testar o amor de seus amigos, ele jah conhecia o amor, o carinho. Ele nunca foi abandonado, em momento algum, porém, ele se sentia só no meio da multidão. Ele era uma elemento desconhecido da tabela periódica. Ele era insuficiente pra sí mesmo. Nunca se sentiu satisfeito com absolutamente nada, porém se contentava com as menores coisas da vida. E demonstrava felicidade, mesmo depois da apocalíptica vida.
Leonardo Marco existiu sim. E como existiu. Somos evidencias e testemunhas, espectadores, voyeurs, ouvintes, somos ombros amigos, abraços de conforto, olhos tristes, somos a parte que ele deixou, somos a lembrança, a memoria, a homenagem.

Quando me perguntam como ele morreu, prefiro sempre dizer "como ele viveu". Pois foi um prazer viver ao lado desse martir da própria causa, dessa fortaleza humana, dessa criança em corpo de homem.
Foi e sempre será meu melhor amigo e meu eterno irmão. Mesmo que de etnias diferentes, pais diferentes, ele foi a outra parte do meu coração, uma extensão da minha alma, ele foi os ouvidos pra minha boca falante, a boca falante pros meus ouvidos.

Além do meu pai, ele foi o unico homem que eu amei de verdade. Pois ele sempre foi e sempre será o melhor de todos nós.

Diego Porfírio

huaofojsojdfo disse...

Obrigado pelas palavras Alê.
Devíamos homenagear os vivos como homenageamos os mortos.
Sabe, criar um zelo pelos indivíduos ao redor. Por isso que dói tanto a perda. Por nao podermos falar aquilo que as pessoas merecem ouvir. Tudo aquilo que elas têm de melhor. Que, sem duvida é o que elas deixam pra trás. É uma herança.

Nós enquanto vivos precisamos propagar a bondade, a humildade, a boa convivência, a paz. Pois é isso que será lembrado no dia seguinte ao nosso último. E que nossa "Marcha Funebre" seja feliz, com acordes maiores, com tons singelos, e que nossa vida valha o esforço, pois, o que deixaremos quando deixarmos de existir?

Obrigado mais uma vez por sua visita.
Se me permitir, estarei por aquí também, absorvendo um pouco mais de inspiração.

Um grande beijo!